O Pará é o segundo maior estado do país em extensão, e possui uma belíssima diversidade natural e cultural. Um bom roteiro pelas cidades desse estado irá lhe proporcionar uma viagem rica em atrações regionais, com direito a pratos e música típica.
Sem sombra de dúvidas uma viagem pelo Pará é uma experiência surpreendente em cada região do estado.
E para que você consiga aproveitar tudo que essa região tem a oferecer, preparamos esse guia com 7 destinos indispensáveis para quem deseja conhecer o estado do Pará.
Também conhecida como Salinas, a cidade fica no litoral do estado e recebe muitas visitas no Verão, principalmente de Belém. Suas principais atrações são as belíssimas praias, umas muito movimentadas e outras mais tranquilas, sendo ótimas para quem busca relaxar.
Dentre seus pontos turísticos, podemos destacar a praia do Maçarico, com uma orla que oferece uma grande variedade de bares e restaurantes; a praia do Atalaia, com dunas gigantes e piscinas naturais; e o lago da Coca-Cola, com águas limpas e, curiosamente, escuras.
Assim como Salinópolis, Alter do Chão também é bem conhecida pelas suas praias, que por sua vez, são de areia branca e águas verdes, surgindo nos meses de baixa no Rio Tapajós.
O destino fica no meio da floresta amazônica, e oferece diversas possibilidades de passeios a irarapés, lagos e comunidades ribeirinhas.
A culinária local, repleta de frutos do mar, também é um grande diferencial na cidade.
Banhado pelo oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins, o arquipélago de Marajó abrange mais de 2.500 ilhas e ilhotas, e diversos municípios.
É considerado o maior arquipélago fluviomarinho do mundo.
O Marajó também conta com a maior criação de búfalos do Brasil. Suas praias são o maior atrativo, sendo a de Pesqueiro, uma das preferidas. Além de abrigar alguns sítios arqueológicos onde pode ser encontrados diversas cerâmicas e fósseis de civilizações marajoara.
No sul do estado do Pará, o Parque Estadual Serra das Andorinhas possui um ecossistema riquíssimo, um dos maiores do Brasil em diversidade biológica.
A região contém mais de 290 cavidades geológicas, com 36 grutas e 26 cavernas.
Abriga 40 cachoeiras, piscinas naturais, centenas de espécies botânicas e milhares de gravuras rupestres. Além de diversas opções de esporte de aventura, como rafting e alpinismo.
Também conhecida como “Pérola do Tapajós”. Santarém é a principal cidade do oeste do Pará e um dos lugares mais exóticos do estado. Com diversas opções para quem busca contato com a natureza e a cultura local.
Apesar de ter crescido com o tempo, a cidade jamais perdeu suas tradições regionais. No famoso Mercadão 2000, é possível encontrar frutas, peixes e comidas regionais, além dos restaurantes com o ingredientes como o tucupí, jambu e piracuí.
Dentre os vários espetáculos regionais, podemos citar o encontro das águas que não se misturam, de um lado o rio Amazonas e do outro o Tapajós.
Apesar de sofisticada e moderna, Belém manteve seus traços tradicionais. É a capital do do Pará e um polo que reúne tudo de melhor que representa o estado.
Se você deseja conhecer o Pará, Belém é um ponto indispensável. Reunindo todo o exotismo do estado com a agitação dos grandes centros urbanos
A cidade fica às margens da baia do Guarujá, e tem uma vida noturna bem agitada, com excelentes bares e restaurantes com delícias gastronômicas locais e muito carimbó.
A lista de atrações inclui o famoso mercado Ver-o-Peso, lindas áreas verdes como o Mangal das Garças e o Bosque Rodrigues Alves, complexos culturais como o Feliz Lusitânia e o Espaço São José Liberto, que abrigam museus, galerias e espaços de cultura, além de oferecerem uma bela vista da baía do Guajará.
Em Belém também ocorre a maior procissão católica do Brasil. O Círio de Nazaré, que conta com mais de dois milhões de participantes todo ano.
Outro ponto indispensável em Belém é a Estação das Docas. Um complexo turístico que se tornou referência em todo o país, por oferecer em um só lugar, opções de gastronomia, moda, lazer e eventos, com muita segurança e conforto, à beira da baia do Guajará.
A cidade de Igarapé-Açu fica a 100 km de Belém, e se destaca pelos seus igarapés, muito visitado por banhistas e famílias em busca de lazer e descanso.
A atração mais desejada da cidade é a Lagoa Azul, que encanta a todos com suas águas cristalinas, rodeadas pela mata.
A cidade de Óbidos praticamente não possui vida noturna, mas muitos paraenses afirmam que o município tem o melhor carnaval do estado.
Em Óbidus o Carnaval é levado muito a sério. Com tradição, história e bastante simbolismo, a cidade tem identidade própria, através da figura do mascarado Fobó
Óbidos é uma cidade típica do interior, com muitos casarões históricos e com clima pacato, perfeito também para quem busca por descanso e tranquilidade.
O município não possui vida noturna, mas durante o dia é possível se refrescar nas cachoeiras próximas, nos lagos e praias de água doce.
Afuá é uma pequena cidade dentro da ilha de Marajó e tem uma característica bem peculiar que atrai muitos turistas curiosos: todas as ruas e casas no município são construídas sobre parafitas, deixando a cidade conhecida como a “Veneza Amazônica”.
A 1.20 metros de distância da superfície do rio, o meio de transporte principal é a bicicleta. Outros meios de transporte são o tricículo e o quadricículo, todos conduzidos por força humana, não motor.
Alenquer é uma cidade que fica a duas horas e meia de Santarém.
O município tem destaque em belezas naturais, e também em sua influência no misticismo.
E pontos turísticos não faltam em Alenquer: dezenas de cachoeiras, de pequenas a corredeiras, além da oportunidade de fazer uma trilha com percurso de 30 minutos de duração, tendo acesso às cachoeiras Véu da Noiva e Preciosa.
E não para por aí. No município encontra-se o lugar mais misterioso e místico do país, a Cidade dos Deuses. Com formações rochosas esculpidas pelo vento, constituindo um ambiente cheio de portais, grutas, colunas e capelas.
Com certeza é um dos lugares mais exóticos do Pará.