10 Destinos Indispensáveis Para Quem Deseja Conhecer O Pará

O Pará é o segundo maior estado do país em extensão, e possui uma belíssima diversidade natural e cultural. Um bom roteiro pelas cidades desse estado irá lhe proporcionar uma viagem rica em atrações regionais, com direito a pratos e música típica.

Sem sombra de dúvidas uma viagem pelo Pará é uma experiência surpreendente em cada região do estado.

E para que você consiga aproveitar tudo que essa região tem a oferecer, preparamos esse guia com 7 destinos indispensáveis para quem deseja conhecer o estado do Pará.

1. Salinópolis

Também conhecida como Salinas, a cidade fica no litoral do estado e recebe muitas visitas no Verão, principalmente de Belém. Suas principais atrações são as belíssimas praias, umas muito movimentadas e outras mais tranquilas, sendo ótimas para quem busca relaxar.

Dentre seus pontos turísticos, podemos destacar a praia do Maçarico, com uma orla que oferece uma grande variedade de bares e restaurantes; a praia do Atalaia, com dunas gigantes e piscinas naturais; e o lago da Coca-Cola, com águas limpas e, curiosamente, escuras.

No Litoral do Pará, Salinas possui praias com areia branca e fina, oferecendo belas paisagens paradisíacas

2. Alter do Chão

Assim como Salinópolis, Alter do Chão também é bem conhecida pelas suas praias, que por sua vez, são de areia branca e águas verdes, surgindo nos meses de baixa no Rio Tapajós.

O destino fica no meio da floresta amazônica, e oferece diversas possibilidades de passeios a irarapés, lagos e comunidades ribeirinhas.

A culinária local, repleta de frutos do mar, também é um grande diferencial na cidade.

Carinhosamente apelidada de “Caribe Amazônico”, Alter do Chão ganhou fama internacional com suas praias de água doce às margens do Rio Tapajós

3. Ilha de Marajó

Banhado pelo oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins, o arquipélago de Marajó abrange mais de 2.500 ilhas e ilhotas, e diversos municípios.

É considerado o maior arquipélago fluviomarinho do mundo.

O Marajó também conta com a maior criação de búfalos do Brasil. Suas praias são o maior atrativo, sendo a de Pesqueiro, uma das preferidas. Além de abrigar alguns sítios arqueológicos onde pode ser encontrados diversas cerâmicas e fósseis de civilizações marajoara.

A Ilha de Marajó faz parte do maior arquipélago fluviomarinho do mundo

4. Serra das Andorinhas

No sul do estado do Pará, o Parque Estadual Serra das Andorinhas possui um ecossistema riquíssimo, um dos maiores do Brasil em diversidade biológica.

A região contém mais de 290 cavidades geológicas, com 36 grutas e 26 cavernas.

Abriga 40 cachoeiras, piscinas naturais, centenas de espécies botânicas e milhares de gravuras rupestres. Além de diversas opções de esporte de aventura, como rafting e alpinismo.

A Serra das Andorinhas abriga um dos ecossistemas mais ricos do Brasil em termos de diversidade biológica

5. Santarém

Também conhecida como “Pérola do Tapajós”. Santarém é a principal cidade do oeste do Pará e um dos lugares mais exóticos do estado. Com diversas opções para quem busca contato com a natureza e a cultura local.

Apesar de ter crescido com o tempo, a cidade jamais perdeu suas tradições regionais. No famoso Mercadão 2000, é possível encontrar frutas, peixes e comidas regionais, além dos restaurantes com o ingredientes como o tucupí, jambu e piracuí.

Dentre os vários espetáculos regionais, podemos citar o encontro das águas que não se misturam, de um lado o rio Amazonas e do outro o Tapajós.

Em Santarém: o encontro das águas que não se misturam, de um lado o rio Amazonas com águas barrentas e de outro o Tapajós com as águas azul-esverdeadas

6. Belém

Apesar de sofisticada e moderna, Belém manteve seus traços tradicionais. É a capital do do Pará e um polo que reúne tudo de melhor que representa o estado.

Se você deseja conhecer o Pará, Belém é um ponto indispensável. Reunindo todo o exotismo do estado com a agitação dos grandes centros urbanos

A cidade fica às margens da baia do Guarujá, e tem uma vida noturna bem agitada, com excelentes bares e restaurantes com delícias gastronômicas locais e muito carimbó.

A lista de atrações inclui o famoso mercado Ver-o-Peso, lindas áreas verdes como o Mangal das Garças e o Bosque Rodrigues Alves, complexos culturais como o Feliz Lusitânia e o Espaço São José Liberto, que abrigam museus, galerias e espaços de cultura, além de oferecerem uma bela vista da baía do Guajará.

Em Belém também ocorre a maior procissão católica do Brasil. O Círio de Nazaré, que conta com mais de dois milhões de participantes todo ano.

Outro ponto indispensável em Belém é a Estação das Docas. Um complexo turístico que se tornou referência em todo o país, por oferecer em um só lugar, opções de gastronomia, moda, lazer e eventos, com muita segurança e conforto, à beira da baia do Guajará.

A estação das Docas, em Belém do Pará, se tornou uma referência nacional, com opções de gastronomia, moda, lazer e eventos, ainda conta com uma bela vista à beira da baia do Guajará

7. Igarapé-Açu

A cidade de Igarapé-Açu fica a 100 km de Belém, e se destaca pelos seus igarapés, muito visitado por banhistas e famílias em busca de lazer e descanso.

A atração mais desejada da cidade é a Lagoa Azul, que encanta a todos com suas águas cristalinas, rodeadas pela mata.

Igarapé-Açu - PA
Segundo os turistas a lagoa Azul é a atração mais bonita de Igarapé-Açu, encantando a todos com suas águas claras e cristalinas.

8. Óbidos

A cidade de Óbidos praticamente não possui vida noturna, mas muitos paraenses afirmam que o município tem o melhor carnaval do estado.

Em Óbidus o Carnaval é levado muito a sério. Com tradição, história e bastante simbolismo, a cidade tem identidade própria, através da figura do mascarado Fobó

Óbidos é uma cidade típica do interior, com muitos casarões históricos e com clima pacato, perfeito também para quem busca por descanso e tranquilidade.

O município não possui vida noturna, mas durante o dia é possível se refrescar nas cachoeiras próximas, nos lagos e praias de água doce.

Mascarado Fobó, símbolo maior do Carnapauxis  : em Óbidos o Carnaval é levado a sério

9. Afuá

Afuá é uma pequena cidade dentro da ilha de Marajó e tem uma característica bem peculiar que atrai muitos turistas curiosos: todas as ruas e casas no município são construídas sobre parafitas, deixando a cidade conhecida como a “Veneza Amazônica”.

A 1.20 metros de distância da superfície do rio, o meio de transporte principal é a bicicleta. Outros meios de transporte são o tricículo e o quadricículo, todos conduzidos por força humana, não motor.

Afuá atrai muitos turistas e curiosos pela sua estrutura bem diferente, dando a ela o carinhoso apelido de “Veneza Amazônica”

10. Alenquer

Alenquer é uma cidade que fica a duas horas e meia de Santarém.

O município tem destaque em belezas naturais, e também em sua influência no misticismo.

E pontos turísticos não faltam em Alenquer: dezenas de cachoeiras, de pequenas a corredeiras, além da oportunidade de fazer uma trilha com percurso de 30 minutos de duração, tendo acesso às cachoeiras Véu da Noiva e Preciosa.

E não para por aí. No município encontra-se o lugar mais misterioso e místico do país, a Cidade dos Deuses. Com formações rochosas esculpidas pelo vento, constituindo um ambiente cheio de portais, grutas, colunas e capelas.

Com certeza é um dos lugares mais exóticos do Pará.

A Cidade dos Deuses, localizada no município de Alenquer, é sem dúvidas, o lugar mais misterioso e místico do Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *