Seja em ocasiões de trabalho, momentos de lazer ou até mesmo em uma viagem a dois ou com a família, a possibilidade de alugar um carro atualmente facilitou a vida de milhares de brasileiros.
Isso porque com o surgimento de novas ferramentas de comunicação e troca de dados, o que antes era considerado um procedimento demorado e burocrático, tornou-se extremamente fácil e rápido.
São várias as vantagens garantidas ao procurar por este serviço, entretanto, infelizmente muitas pessoas ainda não têm acesso a esses benefícios, já que desconhecem os processos atuais de aluguel de carros – que não tem mais nada de complicado.
Sendo assim, com o objetivo de esclarecer algumas dúvidas, bem como apresentar as inúmeras vantagens que uma locadora pode oferecer, elaboramos para você um conteúdo explicativo de forma simples e direta. Confira abaixo!
Como mencionado acima, hoje é muito simples e fácil contratar esse tipo de serviço, isso porque você consegue solicitar seu carro tanto acessando o site da agência locadora, quanto por meio de agências facilitadoras.
Deste modo, com poucos cliques e após informar seus dados pessoais e detalhes do aluguel, um veículo já pode ser locado de forma segura e totalmente legal.
Inicialmente, para alugar um carro você precisa apenas ter uma carteira de habilitação válida emitida há mais de 2 anos, idade mínima de 21 anos e um cartão de crédito. Preenchendo esses requisitos, os próximos passos já serão os finais.
Logicamente, antes de poder retirar seu carro, é preciso comunicar para a agência qual será a data e local, já os detalhes da devolução geralmente são opcionais, o que proporciona mais liberdade e comodidade para o cliente.
Outro ponto importante que merece ser mencionado é a necessidade de informar antecipadamente sobre quais serão os possíveis condutores do carro.
Isso porque uma vez que um carro é alugado, é fundamental ficar claro, tanto para a locadora, quanto para o cliente, quem está apto a dirigir o veículo.
Além do carro, as agências e locadoras de veículos geralmente também oferecem outros serviços adicionais, como: aparelhos de localização por GPS; cadeirinhas para crianças, wi-fi, etc. Dessa maneira, fica a seu critério escolher quais adicionais serão proveitosos para sua situação.
Há vários tipos de seguros oferecidos pelas empresas locadoras, vale destacar que a contratação de um deles é um item obrigatório.
Por isso, também faz parte do procedimento o cliente definir qual será o seguro requisitado, assim, o veículo já sai da agência com todos os detalhes do plano de seguro definidos.
Por fim, antes da retirada do carro é importante que ambas as partes (você e algum funcionário da agência) verifiquem o estado do carro, para que assim na hora da devolução não haja dúvidas quanto a possíveis danos.
Qualquer avaria encontrada no carro antes da retirada deve ser documentada, afinal, você não vai querer se responsabilizar, por exemplo, por um arranhão ou amassado na lataria do carro feito pela pessoa que alugou o carro antes de você.
Embora exista uma gama de pacotes personalizados, o mais comum é que a locadora trabalhe com o plano de diárias, lhe dando a quilometragem livre, ou seja, você só pagará por dia, tendo liberdade para “rodar” o quanto quiser com o carro, sem acréscimo algum.
O preço da diária também pode variar (e muito), e o fator mais decisivo é a quantidade de dias do aluguel – quanto maior a temporada, mais barato fica. Alugar um carro por 30 dias, por exemplo, pode fazer com que o valor da diária caia para mais da metade do preço.
A maneira mais conhecida para locar um veículo é, obviamente, procurar por uma locadora de veículos, a qual possui a sua própria frota.
Entretanto, o que poucos sabem é que há uma outra forma ainda mais econômica de contratar esse serviço, são as chamadas agências facilitadoras de aluguel.
A agência facilitadora faz a mediação entre a pessoa que deseja alugar um carro e a locadora de veículo, entregando um preço quase que sempre ainda mais barato que a própria locadora.
Isso é possível pelo fato da agência ter parcerias estratégicas na região, alugando carros sempre em quantidade alta e, consequentemente, adquirindo descontos exclusivos, que serão repassado a você.
E não é apenas no preço que está a vantagem de se alugar um carro com uma agência facilitadora: toda a papelada, burocracia e dor de cabeça fica por conta da agência.
Isso agiliza o processo, já que grande parte dos trâmites iniciais de locação já estará definido entre a locadora e a agência facilitadora, tornando os procedimentos seguintes ainda mais simples e práticos.
Ou seja: Preço ainda mais barato e, de quebra, sem dor de cabeça e burocracia.
Há muitas vantagens garantidas quando você aluga um carro, as principais são:
São por esses motivos que alugar um carro vem se tornando uma prática cada vez mais comum e extremamente acessível para todos os brasileiros. Vale relembrar ainda que esse serviço é mais vantajoso quando prestado por uma agência facilitadora, o que garante assim menor preço e mais agilidade na hora de fechar negócio.