Os 6 Requisitos Básicos Para Alugar Um Carro (É Mais Simples Do Que Você Pensa)

Poucas coisas são tão prazerosas como a liberdade de um carro disponível. Nada de horários engessados, os roteiros passam a ter flexibilidade e há espaço de sobra para suas compras e bagagens.

Principalmente se você viaja com a família completa e, principalmente, crianças. Definitivamente não há meio de transporte melhor que um carro.

E se você está planejando alugar o seu, saiba que hoje em dia não há mais nenhuma complicação para isso. Basta que você cumpra alguns requisitos básicos e já poderá alugar seu tão sonhado carro, quer seja para uma viagem, trabalho ou um encontro.

Continue conosco e saiba quais são os 5 pré-requisitos básicos.

1. Idade mínima

Para alugar um carro é necessário que o locatário tenha, no mínimo, 21 anos. Pode ser que haja alguma locadora que aceite clientes com idade mínima de 18 anos, mas isso é bastante raro.

2. Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Lógico que a locadora não iria disponibilizar um veículo para alguém que não possua a carteira de habilitação, mas um detalhe é importante: Não é aceita carteira de habilitação provisória, apenas a definitiva, e ela precisa ter, no mínimo, 2 anos de expedição.

3. Documento de Identidade e CPF

É necessário apresentar os documentos básicos, como RG e CPF originais.

4. Restrições financeiras

O titular do aluguel não poderá ter restrições no CPF em órgãos de proteção de crédito, como SPC e Serasa. Assim como no fator “Idade Mínima”, é possível que algumas locadoras – principalmente as regionais – aceitem alugar um carro para pessoas com o nome restrito, mas também é algo raro, o ideal é que você limpe seu nome.

5. Cartão de crédito

Deverá ser apresentado, no balcão, um cartão de crédito em seu nome, emitido por alguma instituição bancária com o limite disponível para o depósito caução.

6. Depósito caução

O depósito caução é uma garantia que a locadora exige para o aluguel de um carro. Ele serve para cobrir a locadora de qualquer despesa não prevista, como algum dano ao veículo alugado.

O depósito é feito única e exclusivamente por meio de cartão do cartão de crédito, apresentado no balcão, na retirada do veículo.

Se o valor total do aluguel do carro for pago no cartão de crédito, é comum que algumas locadoras abram mão do depósito caução.

Além disso, o valor integral do caução é devolvido para você, no momento da devolução, se o veículo for entregue sem nenhuma avaria, limpo e totalmente abastecido, ou seja, da mesma forma que foi retirado da locadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *