Seguro E Proteção Em Carros Alugados: O Que É E Como Funciona

Seja para um passeio, uma viagem a dois ou para trabalhar, alugar um carro é sempre uma das opções mais confortáveis e econômicas da atualidade. Mas é importante entender, ao menos o básico, sobre os seguros de carros alugados.

Não se preocupe, não é um assunto complicado. Nesse artigo, vamos lhe explicar detalhadamente tudo que você precisa saber sobre o assunto, tanto para conhecer seus direitos e deveres em caso de algum sinistro, quanto para evitar ser pego de surpresa na hora da devolução do veículo.

E já que precaução nunca é demais, ainda mais quando falamos de um bem tão caro, como um veículo, confira abaixo quais são os principais seguros e proteções que você deve contratar ao alugar seu carro.

Proteção contra danos ao veículo

O seguro contra danos ao veículo protege o carro contra roubos, incêndios, danos e avarias causadas por colisões e também acidentes em que haja perda total.

Em caso de algum acidente como os citados anteriormente, você só irá precisar desembolsar o valor de uma franquia, que estará indicada no contrato do aluguel, assinado por você no balcão da locadora no momento da retirada.

O valor da franquia varia e depende principalmente da locadora e da categoria do veículo alugado.

Em caso de alguma colisão com um carro alugado que não tenha nenhuma proteção contra danos contratada, você terá que arcar com os custos totais, e isso também conta para sinistros de perda total, lhe custando o valor integral do veículo.

Por isso é extremamente recomendado que os seguros contra dados do veículo sejam contratados.

Seguro de terceiros

O seguro de terceiros garante que você seja indenizado em caso de acidentes causados a outros motoristas. Por exemplo, em caso de um acidente em que o carro de outro motorista seja danificado, o seguro irá arcar com o conserto do outro veículo. Sem dúvida, uma grande economia para o seu bolso, não acha?

Inclusive, se o condutor do outro carro acionar judicialmente, o seguro também irá cobrir as possíveis indenizações, quer sejam por danos materiais, morais ou corporais.

Em caso de alguma situação de sinistro durante o uso do carro alugado e você não tenha contratado a proteção de terceiros, todos os custos com reparo do veículo do outro motorista, tratamentos médicos e indenizações serão pagas por você, sem nenhuma ajuda da seguradora, e os custos podem ser altíssimos.

Seguro contra acidentes pessoais

O seguro contra acidentes pessoais protege todos os ocupantes do veículo alugado em caso de acidente em que haja danos físicos.

Ele é desenvolvido especificamente para arcar com custos médicos e possíveis resgates dos ocupantes do carro, em caso de acidentes graves.

As diversas proteções oferecidas pelas locadoras servem para garantir maior segurança quando um cliente usa um carro alugado.

É comum que você prefira não contratar as proteções extras, até porque, ninguém quer um gasto a mais na hora de alugar um veiculo. Realmente, algumas das proteções são opcionais e poucos se interessam em contratá-las, mas elas podem facilitar e tranquilizar sua vida durante o tempo em que utilizar o carro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *