Todo apaixonado por automóveis antigos sabe que na década de 70 surgiram os clássicos mais icônicos que fazem sucesso até hoje. Esse ano, eles completam 5 décadas de existência e,por isso, fizemos uma seleção dos carros mais memoráveisque fizeram parte da história do nosso país.
1-Ford Maverick
Ford Maverick é, hoje, um dos carros antigos nacionais mais valorizados do mercado.
Em 1973, chegava ao Brasil o Ford Maverick. Depois de anos, o clássico se tornou um dos mais valorizados do mercado. A história por trás é curiosa: quando novo, o modelo havia sido rejeitado e até considerado um erro da indústria, mas anos depois ele se tornou uma referência entre os modelos da época. Sua história começa quando a Ford realizou uma pesquisa com consumidores para decidir qual seria o próximo modelo de lançamento. Apesar do público europeu ter escolhido o Taunus, o fabricante optou pelo Maverick devido ao sistema de suspensão traseira ser mais simples, resultando numa economia de produção.
O problema maior surge quando a Ford define um motor de seis cilindros de origem Willys para o veículo, considerado ultrapassado para a época, além de ter baixo rendimento e consumir demais. Por esse motivo, a Ford lançou anos depois um modelo de quatro pistões. Mas não surgiu o efeito esperado, pois em 1978 o modelo sairia de linha. Apesar da frustração, sabemos que o nome deixou seu legado na história de muitas famílias.
2-Volkswagen Brasília
A década de 1970 foi efervescente para a Volkswagen, que desenvolveu vários veículos aqui no Brasil. Seu maior sucesso foi o Brasília, sendo até inspiração musical. O modelo também chegou ao mercado em junho de 1973, com a proposta de conciliar as qualidades do Fusca –robustez, facilidade de manutenção e preço acessível –a um projeto mais moderno.
E deu certo: o modelo conquistou o consumidor e logo virou fenômeno de vendas. Do lançamento até o fim da produção, em março de 1982, mais de 1 milhão de unidades saíram da fábrica da Volkswagen.
3-Chevrolet Chevette
Chevette passou por várias atualizações, mas sempre se manteve fiel ao projeto original.
É preciso reconhecer: o Chevette nasceu para encarar uma árdua missão, competir contra os automóveis mais acessíveis do mercado, como o já citado Volkswagen Brasília e o Ford Corcel. Com ele, a Chevrolet expandiria a gama, então composta pelo Opala e por utilitários, para um segmento até então inexplorado. E a aposta se revelou certeira! Acompanhe.
O lançamento do Chevette foi registrado em abril de 1973. Ali, começava uma trajetória que duraria 20 anos, já que o modelo só saiu de linha em novembro de 1993. Durante esse período, o pequeno da Chevrolet deu origem a uma grande família, composta pelo sedan, pelo hatch e pela caminhonete Chevy 500. Hoje, todos eles atraem os admiradores de carros antigos.
Por isso, o Chevette entrou para a história como um dos carros de maior sucesso da Chevrolet, com mais de 1,6 milhão de unidades produzidas no Brasil, considerando toda gama. No currículo, o veículo ainda tem a liderança de vendas no mercado brasileiro durante um único ano: 1983.
4-Dodge 1800 / Polara
Dodginho tinha projeto baseado no do modelo inglês Hillman Avenger.
O início da trajetória do Dodge 1800 no mercado brasileiro não foi nada fácil. Os primeiros veículos produzidos apresentaram muitos defeitos: os proprietários logo relataram falhas no carburador, na transmissão, na direção, no acabamento e até nos freios. A fama ficou no apelido “1800 problemas”. A correção desses defeitos precisava ser realizada o mais rápido possível. Mas o resultado disso foi a troca de nome do modelo para desassociar aos defeitos, passando a se chamar Polara a partir de 1976.
A carreira do Polara terminou em 1981, após a Volkswagen adquirir as operações da Chrysler no Brasil. Atualmente, o modelo é, ao lado de outros carros nacionais na marca Dodge, como Dart e o Charger, uma verdadeira raridade no mercado de antigos.
5-Gurgel Xavante XTR
Xavante, assim como os demais carros da Gurgel, são antigos legitimamente nacionais.
Entre todos os carros que a Gurgel desenvolveu, o Xavante merece um destaque especial. Afinal, ele deu origem à linhagem de produtos mais bem-sucedida da empresa, sob a ótica comercial. O modelo original logo evoluiu, passando a se chamar X12 já em 1975. Por fim, em 1988, ainda houve uma última troca de identidade, quando o jipinho foi rebatizado de Tocantins.
É verdade que a história do Xavante começa, mesmo, em 1971, quando a Gurgel criou o veículo para suprir às demandas do Exército Brasileiro. Porém, foi só em 1973 que apareceu a configuração XTR, mais apta à utilização civil. Surgia a aí a essência do modelo: um jipinho robusto e simples, com boa capacidade off-road e mecânica Volkswagen.
A gama, desde o Xavante até o Tocantins, passando pelo X12, teve diferentes configurações, como a TR, sigla de Teto Rígido. O modelo acabou extinto praticamente junto com o próprio fabricante, em 1995. Hoje em dia, esses carros antigos são testemunhas da criatividade e da ousadia de João do Amaral Gurgel, fundador da empresa.
Qual desses é o seu favorito?
Fonte: vrum.com.br